
A PetroReconcavo celebrou, na quarta-feira (15), a assinatura de um contrato de compra e venda de gás natural com a Bahiagás. O contrato tem início imediato e validade até o dia 31 de dezembro de 2023. Esse acordo foi firmado na modalidade interruptível – os compromissos de fornecimento e retirada são estabelecidos quando há demanda por parte da compradora e disponibilidade por parte da vendedora – e não possui uma vazão preestabelecida.
Conforme noticiado pelo Petróleo Hoje, a Bahiagás vem adotando uma estratégia de desvinculação com a Petrobras. A distribuidora tem optado por pagar penalidades à estatal em virtude da redução do volume de gás natural adquirido em relação à quantidade diária programada prevista em contrato. Através desse posicionamento, a Bahiagás já diminuiu a participação da Petrobras no seu suprimento de gás de 15% para 10% nos últimos meses.
Paralelamente a isso, outros agentes estão assumindo essa demanda, dentre eles a PetroReconcavo. Esse é o segundo acordo firmado pelas empresas em um período de seis meses. Em dezembro do ano passado, a petroleira baiana assinou um contrato na modalidade firme e inflexível, com um volume de entrega de 400 mil m3 no primeiro semestre e 600 mil m3 no segundo semestre.
Esse novo acordo está alinhado com a estratégia da petroleira de expandir sua influência no mercado de gás no nordeste. Com esse contrato, a companhia espera possibilitar o escoamento da produção dos seus volumes adicionais, além daqueles já comprometidos com a Potigás, PBGás e Bahiagás nos contratos com volumes firmes e inflexíveis.
Fonte: Revista Brasil Energia