A Mandacaru Energia será a nova operadora, em parceria com a PetroReconcavo, nos campos de Acauã, Baixa do Algodão, Fazenda Curral, Fazenda Malaquias, Pajeú, Rio Mossoró e Três Marias, todos na Bacia Potiguar

A PetroReconcavo concluiu, na última sexta-feira (10), o farm-out de 50% de participação em sete concessões localizadas na Bacia Potiguar à Mandacaru Energia.
A ANP aprovou a transação em setembro, a qual consiste a venda de participação nos campos de Acauã, Baixa do Algodão, Fazenda Curral, Fazenda Malaquias, Pajeú, Rio Mossoró e Três Marias. O acordo foi anunciado em junho de 2024, no valor total de US$ 5 milhões.
O pagamento foi estruturado da seguinte forma:
- Pagamento de 20% até a data de fechamento;
- 15% a serem pagos seis meses após essa data;
- O saldo remanescente, de 65% do montante total será destinado ao longo de até dois anos, à contrapartida da PetroReconcavo em investimentos voltados ao desenvolvimento da produção das concessões
Além disso, a transação contemplou um Joint Operating Agreement (JOA), que regulará as operações conjuntas. As concessões serão, agora, operadas pelo consórcio formado por Mandacaru Energia (50%, como operadora), em parceria com a PetroReconcavo (50%).
A Mandacaru tem uma parceria anterior com a PetroReconcavo, nos campos de Cardeal e Colibri. “Com a conclusão desta Transação, a Companhia expande a parceria de negócios com a Mandacaru, para um total de nove concessões sob modelo de gestão compartilhada”, destacou a PetroReconcavo em comunicado.
Para a companhia, a conclusão da transação reforça sua estratégia de otimização do portfólio e alocação eficiente de capital, com foco em ativos de maior atratividade econômica e potencial de retorno, reafirmando o compromisso com a geração sustentável de valor a longo prazo e a disciplina financeira.
Fonte: Revista Portos e Navios