
A PetroReconcavo segue firme em seu propósito de ser tornar protagonista do mercado nordestino de gás. A companhia anunciou, na segunda-feira (30), que fechou contrato firme com a Cegás para fornecer 30 mil m³/dia por um ano. O acordo contempla ainda a possibilidade de fornecimento de volumes adicionais, nas mesmas condições comerciais definidas para o volume firme, caso exista interesse entre as partes. O início da operação está condicionada à contratação dos serviços de transporte da TAG.
A Cegás é a quarta distribuidora nordestina a ser suprida pela PetroReconcavo. A petroleira baiana possui contratos com a Potigás, PBGás e Bahiagás. Com a primeira, tem contrato de fornecimento de 236 mil m³/dia no biênio 2022-23, enquanto possui contrato de entrega de 80 mil m³/dia em 2022 e 100 mil m³/dia em 2023 com a distribuidora paraibana. Com a Bahiagás, por sua vez, possui um contato firme e outro interruptível – o contrato firme prevê 400 mil m³/dia de gás no primeiro semestre de 600 mil m³/dia no segundo semestre de 2022.
O preço do gás entregue à Cegás será constituído pela soma do repasse do custo de transporte com a parcela da molécula, sendo esta última baseada na cotação do Brent.
Ativos
O Grupo PetroReconcavo é formado pela Potiguar E&P e a Recôncavo E&P, com foco na revitalização e aumento no fator de recuperação de campos maduros onshore. A Potiguar E&P opera 32 concessões na Bacia Potiguar, e possui participação em duas concessões não operadas. Já a PetroReconcavo opera 12 campos na Bacia do Recôncavo (Polo Remanso), enquanto a Recôncavo E&P possui cinco concessões próprias na mesma bacia, chamadas Acajá-burizinho, Juriti, Lagoa do Paulo, Lagoa do Paulo Norte e Lagoa do Paulo Sul.
Nos próximos quatro anos, a produção esperada pela companhia é de 32 mil barris de boe/d.
Fonte: Revista Brasil Energia