A semissubmersível Catarina, de propriedade da Petroserv, irá operar para ENI na Indonésia, executando a campanha de desenvolvimento do campo de Merakes. A petroleira italiana e a empresa brasileira de perfuração assinaram, na semana passada, carta de intenção para o afretamento da unidade.
A sonda ficará afretada por dois anos. As empresas não revelam o valor da taxa diária, mas fontes consultadas pela BE Petróleo indicam patamar de preço próximo de US$ 220 mil/dia.
Nesta semana, executivos da Petroserv e da Eni se reunirão no exterior para acertar os últimos detalhes da operação. A previsão é que a assinatura do contrato seja formalizada em, no máximo, dez dias.
A campanha no campo de gás de Merakes terá início em julho. A semissubmersível Catarina acaba de concluir uma campanha de intervenção para a Shell no Brasil, iniciada em maio de 2018 nos campos de Bijupirá-Salema e no Parque das Conchas, na Bacia de Campos.
O transporte do equipamento para a Indonésia será feito via dry-tow (reboque a seco). Antes de iniciar a viagem, a Petroserv irá retirar os propulsores da sonda.
O negócio com a Eni marcará a terceira campanha da semissubmersível Catarina, capacitada para operar em lâmina d’água de 3 mil m. A sonda foi construída sob risco pela Petroserv, com a expectativa original de garantir um contrato de operação no Brasil, com a Petrobras.
Ela ficou pronta no final de 2012 e teve seu primeiro contrato fechado em 2013 com a Cobalt para operar por três anos no exterior. Após o fim da campanha, em 2016, a Catarina ficou parada sem contrato por cerca de dois anos em Las Palmas, na Espanha, até ser afretada pela Shell no Brasil.
Com a ida da Catarina para a Indonésia, a Petroserv passará a ter duas semissubmersíveis de perfuração operando no exterior, com contratos de longo prazo. Desde 2018, a sonda Louisiana executa uma campanha de três anos na Costa Leste da Índia para ONGC.
A Petroserv mantém em carteira outras três sondas de perfuração: a semissubmersível Victoria, sob contrato com a Petrobras até 2019; o navio-sonda Carolina, que teve o contrato rescindido pela petroleira brasileira; e a Atlantic Zephyr, unidade ancorada que vem fazendo o abandono dos poços do campo de Tubarão Azul para a Dommo.
Fonet: Revista Brasil Energia