unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/06/15

PGN declara comercialidade de Fazenda Chicote

A Parnaíba Gás Natural anunciou nesta segunda-feira (22/6) que declarou a comercialidade da descoberta do poço 1-OGX-107-MA, no bloco PN-T-49, na Bacia do Parnaíba. A área deu origem ao campo de Gavião Caboclo, com volume estimado em 5,2 bilhões de m³ de gas in place.

O Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) foi encerrado na última sexta-feira (19/6), após a perfuração do poço 3-PGN-5-MA, compromisso firme, que encontrou um indício de gás. Além disso, também foi feito um teste de formação a poço revestido (TFR) no poço descobridor, a interpretação de 223 km de dados sísmicos 2D e um reprocessamento sísmico PSDM de 130 km de linhas sísmicas 2D.

A companhia deverá entregar o Plano de Desenvolvimento da nova área dentro de 180 dias. A previsão é de que a produção comece no primeiro semestre de 2016, com a perfuração de cinco novos poços na área. O gás será escoado para o campo de Gavião Branco, também na Bacia do Parnaíba, por meio de um gasoduto. De lá, o gás seguirá para a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) por outro gasoduto, de aproximadamente 40 km de extensão.

Em abril deste ano, a companhia já havia declarado a comercialidade de Gavião Branco Sudeste, na mesma bacia. Até o segundo semestre, a PGN deverá encerrar as avaliações das descobertas de Fazenda Santa Isabel (4-OGX-108B-MA) e Fazenda Santa Vitória (1-OGX-121-MA). Juntamente com Gavião Branco, os novos campos irão produzir 8,4 milhões de m³/d, objetivo que a companhia pretende alcançar até julho de 2016.

A área de Gavião Caboclo é operada pela PGN, que detém 70% da concessão e tem como parceira a BPMB Parnaíba (30%). A PGN é a fornecedora exclusiva de gás para o Complexo Termelétrico do Parnaíba, operado pela Eneva.