Empresa firmou um contrato com a Blue Marine para serviços de consultoria à implantação do sistema de cabos de fibra óptica submarina
A Pioneer Consulting assinou um contrato com a Blue Marine para fornecer expertise e consultoria à próxima fase do projeto de malha óptica submarina na Bacia de Campos, segundo comunicado divulgado na terça-feira (1º).
O escopo de trabalho do contrato inclui o aconselhamento sobre todos os aspectos relacionados à engenharia de telecomunicações de O&G, pesquisa de rota marítima, engenharia de rotas de cabos, gerenciamento de contratados e fornecedores, e supervisão de instalação, entre outras atividades.
No momento, a consultoria também atua no projeto de malha óptica da Bacia de Santos, que começou em 2021 e com expectativas de ser concluída ainda neste semestre. A Pioneer fará sinergias entre os dois projetos e vai oferecer conhecimento técnico sobre a tecnologia de fibra óptica sem repetidor que será implementada neste sistema, que inclui Remote Optically Pumped Amplifiers (ROPA) e amplificação Raman.
O projeto da malha óptica submarina da Bacia de Campos teve o contrato assinado com a Petrobras em junho de 2023, e está previsto para ser concluído em 2025. O projeto inclui a instalação de 585 km da malha óptica submarina, conectando duas estações terminais em terra a 12 plataformas.
O contrato também prevê a construção de uma cable landing station (estação de onde partem/chegam os cabos em terra) em Anchieta (ES), e a ampliação de outra, em Barra do Furado, no município de Quissamã (RJ).
Destes 585 km, serão 442 km do cabo principal, 104 km nos ramais, 39 km de umbilicais e 12 passive branching units (PBU), em profundidades de até 2,5 mil m, que interligarão as duas estações às 12 plataformas.
Fonte: Revista Brasil Energia