unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/06/13

Plano Mobilidade SC auxiliará na promoção do modal de transporte de cabotagem para a indústria catarinense

Nesta quarta-feira, 26 de junho, a partir das 13h30, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promove o lançamento do Plano Mobilidade SC Etapa 1 – Zona Litorânea. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções do Sistema Fiesc, em Florianópolis, contará com o seminário ‘A cabotagem no contexto logístico’.

A Fiesc realizou o estudo, cuja execução ficou sob a responsabilidade da especialista em logística e diretora da Pratical One, Clara Rejane Scholles. O resultado, que inclui pesquisa respondida pela indústria catarinense, será apresentado durante o seminário, a partir das 14h10, por Clara Rejane, intitulado como ‘Cabotagem: alternativa para a melhoria da mobilidade e competitividade’.

Segundo a diretora da Pratical One, o documento faz uma abordagem tanto do lado do embarcador (demanda), quanto do armador (oferta) e entre os objetivos estão: a promoção do modal de transporte de cabotagem para alavancar a competitividade, a sustentabilidade energética, ambiental e social e, por fim, a melhoria na mobilidade. “A cabotagem é o modal de transporte que mais rapidamente consegue reduzir a dependência do modal rodoviário na matriz de transportes brasileira. A estrada marítima está pronta e os investimentos previstos pelos operadores até 2015 vão rapidamente aumentar a capacidade de carga. Traz eficiência para a logística pela redução de emissões de poluentes, diminuição do custo do transporte e aumento da segurança e integridade da carga”, ressalta Clara.

Somente em Santa Catarina estão em operação cinco terminais de contêineres: Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba, distribuídos entre os 500 quilômetros de costa catarinense.

Perfil

A Pratical One é o primeiro portal de interação logística multimodal do Brasil. Com expertise em soluções integradas para o setor de logística marítimo, rodoviário e ferroviário ou, ainda, a combinação dos mesmos modais, a Pratical One é pioneira na criação de ferramentas on-line que permitem a interação do usuário e a automatização das atividades no processo de transporte e logística. Reunidas em um único portal logístico, tais ferramentas garantem agilidade no procedimento, eficiência na entrega da informação e redução de custos operacionais. A Pratical One é uma empresa incubada no Midi Tecnológico em Florianópolis/SC, incubadora mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Confira a programação do evento:

13h30 – Abertura e apresentação do Plano Mobilidade SC Etapa 1 – Zona Litorânea, por Mario Cezar de Aguiar – presidente da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Fiesc

14h10 – Apresentação do estudo Cabotagem: alternativa para a melhoria da mobilidade e competitividade, por Clara Rejane Scholles – especialista em logística

14h50 – Cabotagem no contexto logístico, por Rômulo Otoni – diretor de Operações da Log-In Logística Intermodal

15h30 – coffe break

15h45 – A cabotagem na logística do arroz, por Vanir Zanatta – presidente da Cooperja

16h15 – Logística da ArcelorMittal Veja (cabotagem), por Marcos Tadeu Arante – gerente de Logística da ArcelorMittal

16h45 – Distribuição por cabotagem da Komeco, por Franco Dauer – gerente de Logística da KOMLOG (Komeco)

17h15 – Debates
18h – Encerramento