unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/09/10

Plataforma de petróleo explode no Golfo do México

Uma plataforma de petróleo e gás explodiu e entrou em chamas no Golfo do México na quinta-feira, provocando um pequeno vazamento de óleo, mas o incidente não parece ser tão sério como o ocorrido com a BP em abril.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que uma mancha de óleo de aproximadamente 55 mil metros quadrados.

Todos os 13 trabalhadores da plataforma em chamas foram retirados do local e levados a outra plataforma em alto-mar, informou a Guarda Costeira.

O fogo foi contido, mas ainda não estava extinto. Nenhum dos trabalhadores ficou ferido, informou a empresa proprietária da plataforma, a Mariner Energy.

A plataforma está localizada ao menos 145 quilômetros ao sul da Baía de Vermilion, na Louisiana, e a oeste do poço Macondo da BP, cuja explosão causou a morte de 11 pessoas e o pior derramamento de petróleo do mundo.

Por enquanto, o incidente não aparenta ser outro desastre como o da BP, de acordo com o analista Raoul LeBlanc, da PFC Energy, em Houston.

Se é um acidente industrial e não envolve um poço, ainda assim é ruim…. mas é improvável que tenha implicações a longo prazo para a produção no Golfo do México, disse LeBlanc.

A plataforma era submetida a uma manutenção e não estava em atividade, informou o Departamento do Interior norte-americano. Ela tinha autorização para produzir petróleo e gás natural.

A causa da explosão era desconhecida. A instalação produziu uma média de 9,2 milhões de pés cúbicos de gás natural diários e 1.400 barris de petróleo e condensados por dia durante a última semana de agosto, informou a Mariner.

As ações da Mariner Energy caíram 2 por cento, para 22,90 dólares, e os papéis da Apache Corp, que está em negociações para comprar a Mariner Energy, caíram 1,5 por cento, para 91,06 dólares.

A Mariner participou de ao menos 35 projetos em águas profundas no Golfo do México e operou em mais da metade deles.