unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/09/12

Poço de gás natural no Amazonas tem potencial para ser maior do Brasil

Poço na bacia do Solimões indica potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Ao acompanhar a tendência mundial de aproveitamento de combustíveis mais limpos, o Brasil tem investido na expansão do uso de gás natural. Com essa crescente demanda, investimentos no setor têm se intensificado para confirmar o potencial gaseífero na Amazônia. Prova disso é o anúncio da empresa HRT, nesta quarta-feira (12), que confirmou o potencial de produção em larga escala do produto no poço (1-HRT-9) perfurado na bacia do Solimões, no Amazonas.

Com a conclusão dos testes de formação do poço, os resultados indicam um potencial de produção de até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, quando atingir sua fase de desenvolvimento. Para efeitos de comparação, em julho, um relatório da Agência Nacional do Petróleo. Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o maior poço produtor de gás natural no Brasil foi o poço 7PERZESS, no campo de Peroá, na bacia do Espírito Santo, que produziu 1,8 milhão de metros cúbicos diários.

A HRT não deu previsão de quando o poço entrará em produção. O teste foi concluído em 7 de setembro. “Este é um dos melhores poços já perfurados e testados no onshore do Brasil, considerando a espessura e qualidade do reservatório, assim como os resultados de fluxo através do teste de formação”, disse a HRT em nota.

O prospecto testado é parte de uma estrutura geológica com cerca de 56 km² de área, situada a sudoeste do Campo de Juruá, com capacidade para armazenar entre 10 e 32 bilhões de metros cúbicos (0,35 a 1,13 Tcf) de gás recuperáveis. O poço 1-HRT-9-AM, em conjunto com descobertas anteriores realizadas pela companhia nesta região da Bacia do Solimões, fará parte do plano de avaliação a ser submetido à ANP.