unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/01/10

Polícia Ambiental multa ALL em R$ 300 mil por dano ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Três Lagoas multou a empresa ferroviária América Latina Logística (ALL) em R$ 300 mil.

A multa foi aplicada devido ao descarrilamento do trem da companhia em Água Clara. O descarrilamento de cinco vagões ocorreu no noite de domingo (10) no quilômetro 572 da BR 262 nas proximidades da Fazenda Colorado. Três vagões estavam carregados com aço e dois com óleo diesel, provocando derramamento na região do acidente. Cerca de 55 mil litros de óleo foram derramados no solo atingindo um extensão de 300 metros por 2,5 metros de altura.

O acidente rendeu para a ALL infração ambiental. Além disso a empresa deverá tomar todas as providências relativas à descontaminação da àrea.

Os responsáveis também responderão por crime ambiental. Caso sejam condenados, poderão pegar pena de 01 a 04 anos de reclusão.

ALL presta esclarecimentos sobre derramamento de óleo

A América Latina Logística (ALL) emitiu na tarde desta terça-feira (12) uma nota de esclarecimento sobre o descarrilamento dos vagões e derramamento de óleo no solo de Água Clara.

Em relação à informação sobre o vazamento de óleo diesel ocorrido na noite do ultimo domingo, a América Latina Logística – ALL esclarece que vem tomando todas as providências para minimizar impactos, prestando um rápido atendimento emergencial, desde a contenção do vazamento, até a remoção da carga, raspagem do solo atingido e posteriores análises para acompanhamento e recuperação da área, caso necessário. Todo este trabalho está sendo acompanhado pelo órgão ambiental competente.

Trabalhos no local – Logo após o acidente, ocorrido próximo ao município de Água Clara, no Km 572 da ferrovia, houve vazamento parcial em um dos vagões de diesel, que foi contido por técnicos ambientais da ALL. A equipe de atendimento emergencial providenciou uma vala impermeabilizada para a contenção do material. Durante a madrugada de segunda-feira, iniciou-se o trabalho de remoção do combustível, feita por meio de caminhões vácuo, com o objetivo de minimizar eventuais impactos ambientais.

Ao longo de mais dois dias, técnicos de uma empresa especializada em atendimentos ambientais farão a remoção do solo para eliminação de eventuais resíduos – raspagem do solo – e o material será encaminhado para destinação apropriada. A ALL fará o monitoramento da área e serão feitas análises do solo por empresa especializada. Com o resultado, caso seja necessário a companhia estudará medidas de recuperação do solo. A ALL se preocupa com o meio ambiente e tem total interesse em minimizar ao máximo os impactos que possam surgir. Por isso, atua de acordo com as recomendações da legislação ambiental vigente.