unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 12/06/23

Polo Potiguar faz da 3R a segunda maior produtora independente do país

Créditos: 3R Petroleum

Ao assumir a operação do Polo Potiguar na última quarta-feira (7), a 3R se tornou a segunda maior produtora independente do país. Detentora de 52 concessões, que somam cerca de 42,5 mil boe/d, a companhia perde apenas para a PRIO, que atingiu 87 boe/d em maio. Na distribuição geral da produção por operador, a empresa ultrapassou a Shell, ocupando a 5º posição no ranking da ANP.

Se comparada com a PetroReconcavo, que também cresceu por conta da aquisição de ativos da Petrobras, a 3R possui menos concessões. Mas a produção da petroleira baiana ainda ronda o patamar de 26 mil boe/d. Pode-se dizer, portanto, que a 3R ultrapassou com folga a rival, sendo que ela opera ainda algumas das infraestruturas das quais a PetroReconcavo depende no RN, como a Refinaria Clara Camarão e a UPGN Guamaré.

No que se refere à Clara Camarão, incluída no pacote do Polo Potiguar, a 3R se tornou a única petroleira do país, à exceção da Petrobras, a operar uma refinaria. E é a quinta petroleira a deter instalações de processamento de gás natural, junto com a Petrobras, Origem Energia, Alvopetro e Carmo Energy. A PetroReconcavo, por sua vez, ficou sem a UPGN de Catu, que estava incluída no pacote do Polo Bahia, cujo processo de desinvestimento foi interrompido.

No RN, a 3R possui os polos Macau, Pescada Arabaiana – ainda em transição operacional –, Areia Branca e Potiguar, e Fazenda Belém, no Ceará; na Bacia do Recôncavo, detém os polos Rio Ventura e Recôncavo; na Bacia do Espírito Santo está localizado o Polo Peroá, enquanto o Polo Papa-Terra está situado em águas profundas na Bacia de Campos.

Fonte: Revista Portos e Navios