Quatro encomendas de novos porta-contêineres foram realizadas nesta semana, sendo que três desses acordos foram feitos para embarcações pequenas. O despachante londrino Clarkson divulgou as encomendas na publicação Shipping Intelligence Weekly, sem mencionar os preços dos contratos.
A Eastern Mediterranean Maritime, da Grécia, encomendou dois navios de 1.700 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) ao estaleiro chinês Guangzhou Wenchong. A entrega deve ser realizada em 2013. Já a alemí Reederei Nord Klaus Oldendorff fez quatro encomendas do mesmo tamanho ao estaleiro Zhejiang Ouhua, também para serem entregues em 2013, sendo que o contrato tem liberdade para encomenda de mais quatro embarcações para serem entregues no ano seguinte. A israelense Ofer encomendou dois porta-contêineres de 1.800 Teus com o China Shipbuilding Corp e um deles será entregue em 2013.
Também de acordo com a Clarksons, a diminuição nas encomendas de porta-contêineres, tanto para offshore quando para embarcações a gás, ajudaram a contrariar o declínio nos contratos de dry bulk e tanques até este momento.
Segundo informações do despachante, o preço de um novo navio de 1.700 Teus é de US$ 32 milhões – no final de 2010 o preço era de US$ 29,5 milhões. Desde o começo do ano até agora já foram feitas 69 encomendas de porta-contêineres em todo o mundo, mais da metade do total de 118 contratos feitos no ano passado.