unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/07/09

Porto de Cabedelo, novos equipamentos vão aumentar volume de carga

O Porto terá novos equipamentos que permitirão aumentar volume de navios e de cargas e descargas

O Porto de Cabedelo poderá, em breve, dispor de equipamentos de ponta que possibilitarão aumentar consideravelmente o seu volume de operações. Trata-se da aquisição de quatro modernos e possantes guindastes, com capacidade para 50 toneladas cada, e oito empilhadeiras. Os equipamentos deverão ser adquiridos pelo empresário e um dos mais antigos operadores do porto, Ivan Carlos Silva de Miranda, diretor da Seaport. A operação, avaliada em torno de R$ 50 milhões, deve ser financiada com recursos do BNDES. O diretor da Gottwald Port Technology, a empresa alemí fornecedora dos guindastes, Rainer Buessing, se reuniu ontem (21) com o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld e com o empresário para dar andamento ao projeto de modernização do porto.

“Atualmente, o Porto de Cabedelo não recebe embarcações com containeres por não dispor de equipamentos apropriados para o desembarque de cargas deste porte e com a aquisição destes quatro novos guindastes e das empilhadeiras teremos melhores condições de competitividade”, argumenta Wagner Breckenfeld. Ele lembra que o porto só dispõe de três guindastes e que eles estão obsoletos. “Temos um guindastes que só suporta seis toneladas e outros dois cuja capacidade é de três toneladas, por isso ficamos impossibilitados de receber navios que tenham containeres, mas com esse projeto de aquisição de novos equipamentos o porto terá outra dinâmica”, argumenta o diretor.

O empresário Ivan Miranda disse que deu entrada no projeto de financiamento no BNDES, no último dia 10, e que a instituição financeira deve avaliar a proposta até setembro. O projeto prevê que o banco financie os equipamentos avaliados em R$ 50 milhões, com juros mais acessíveis com um prazo de 20 anos para quitação.

Durante a reunião, o empresário alemão que veio exclusivamente para esse encontro, elogiou as instalações do porto, as condições de navegabilidade do local, que tem pouco vento e disse que está otimista com a concretização do negócio. O diretor da Companhia Docas da Paraíba falou da expectativa da atual gestão portuária com a modernização do porto e reforçou o interesse do governador José Maranhão em mudar a realidade da instituição. “Nós temos uma posição privilegiada, pois estamos no ponto mais oriental das Américas, dispomos de tarifas mais acessíveis, de um local que oferece condições excelentes de atracagem, mas, infelizmente não temos competitividade por não dispor de equipamentos e com esse projeto essa realidade vai mudar”, finaliza Breckenfeld. Ainda participaram do encontro o vice-presidente da Companhia, Tedo Rezende, o assessor da Gottwald, Thomas Valentin, e o presidente do Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo, Márcio Madruga. (Com informações Portal PB Agora)