A comunidade portuária da Paraíba levou um susto no começo do mês ao saber que a Secretaria Especial de Portos (SEP) havia suspendido a licitação da dragagem de aprofundamento do Porto de Cabedelo. Hoje com 9 metros, o porto não recebe os grandes navios que circulam no litoral brasileiro. Por isso, a dragagem que deixará Cabedelo com 11 metros de profundidade tornou-se tão importante aos paraibanos. O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wagner Breckenfeld, garantiu ao PortoGente não ter dúvidas de que a dragagem terá inicio no começo de 2010.
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Em entrevista exclusiva, Wagner Breckenfeld preferiu evitar mais atritos com o ex-presidente das Docas, Eurípedes Sousa Melo, que deixou o cargo em fevereiro de 2009 em meio ao caos políticos que tomou conta do Estado e resultou na cassação do mandato do então governador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), substituído por José Maranhão (PMDB). Mas ainda deu uma cutucada, de leve, nas gestões passadas. “Com as medidas adotadas agora, fecharemos 2009 com uma lucratividade nunca antes registrada, pois desde 2003 a Companhia Docas da Paraíba estava no prejuízo”.
PortoGente – O que houve com a dragagem de Cabedelo?
Wagner Breckenfeld – É preciso esclarecer que, ao assumir a Companhia Docas da Paraíba em 20 de março, o projeto de dragagem do canal de acesso, da bacia de evolução e dos berços de atracação, estava totalmente concluído, inclusive a licença ambiental. Todo o processo foi conduzido pela gestão anterior. Porém, a Secretaria Especial dos Portos, ao analisar o processo, nos solicitou melhores esclarecimentos com relação à viabilidade econômica e licença ambiental, providências estas que deverão ser atendidas até o início de outubro.
PortoGente – Portanto a responsabilidade é da gestão anterior das Docas?
Wagner Breckenfeld – Não acho pertinente culpar administração A ou B neste momento. É preciso olhar para um novo tempo. A Docas da Paraíba está passando por um processo de renovação na sua gestão, com adoção de transparência em suas ações, de isonomia e valorização do pessoal oriundo da Portobrás em cargos importantes da administração. Esse tem sido o nosso foco para tornar a instituição definitivamente lucrativa.
PortoGente – Qual o prazo para resolver esse impasse da dragagem?
Wagner Breckenfeld – Não tenho dúvida que até os primeiros dias de outubro estaremos com todas as pendências resolvidas. Para tanto, não estamos medindo esforços, já que essa obra é fundamental para o Porto de Cabedelo.
PortoGente – A sua esperança é de ver as dragas operando efetivamente em Cabedelo a partir de quando?
Wagner Breckenfeld – Confio plenamente na palavra do ministro Pedro Brito, em reunião na SEP, com a participação de deputados federais da bancada da Paraíba e dos presidentes da Federação Nacional dos Portuários e do Sindicato dos Portuários das Docas da Paraíba. Ele garantiu que assim que nós resolvermos as pendências, o edital seria imediatamente republicado. Não tenho dúvida que no começo de 2010 estaremos com as obras iniciadas.
PortoGente – O que esse atraso no processo licitatório pode prejudicar o porto? Qual a profundidade atual?
Wagner Breckenfeld – Conforme a última batimetria realizada, a profundidade é pouco maior que 9 metros. Quanto ao atraso da dragagem, é frustrante lidar com esta situação, diante de toda uma expectativa de nossa parte e da cadeia produtiva portuária. Como pensar em crescimento se não recebemos há muitos anos navios de contêiner? Na hora de fechar contrato, o usuário analisa vários fatores, dentre os quais, é óbvio, encontra-se a profundidade do canal.
PortoGente – Como o senhor recebeu o Porto de Cabedelo das mãos do antigo presidente, Eurípedes Sousa Melo?
Wagner Breckenfeld – Havia, certamente, muitos problemas, mas apontar os erros e os culpados não é o meu papel. Isso fica para os órgãos e autoridades competentes. Prefiro falar do lado positivo, do PDZ (Plano de Desenvolvimento e Zoneamento) bem definido e devidamente aprovado, do terminal de grãos em construção para atender a Ambev, viabilização de atracação de navios de cruzeiro da MSC para a temporada 2009-2010, fato este que irá incrementar nossa economia, e do projeto para construção do terminal de passageiros.
PortoGente – Em fevereiro, o ex-presidente Eurípedes Melo criticou a troca no comando de Cabedelo. Em sua opinião, a mudança de governadores em 2009 prejudicou o porto de alguma forma?
Wagner Breckenfeld – Com 180 dias de gestão, seguramente o porto está muito melhor do que encontrei, diante de um passivo tributário e encargos sociais bastante expressivos. As Docas voltaram a recolher aos cofres da União todas as obrigações, inclusive pagando todos os seus fornecedores, rigorosamente, em dia. Concedemos ainda um reajuste salarial de 7,5% com quatro meses de gestão. Vale lembrar que o reajuste dos últimos seis anos não chegou a 12%. Com as medidas adotadas agora, fecharemos 2009 com uma lucratividade nunca antes registrada, pois desde 2003 a Companhia Docas da Paraíba estava no prejuízo. Agora, sobre a mudança de comando do Governo do Estado, para as Docas isso foi uma coisa extremamente positiva.
PortoGente – O senhor trabalhou antes no setor portuário? Quais suas outras experiências profissionais?
Wagner Breckenfeld – Não, mesmo de origem acadêmica na área de ciências humanas, atuo na área de incorporação há mais de 20 anos em João Pessoa. Passei pelo sistema bancário, que me proporcionou grande experiência profissional, além de ter atuado no meio sindical por meio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) em João Pessoa e diretor de indústria na área de construção em Natal, no Rio Grande do Norte.
PortoGente – É possível trazer mais cargas para o Porto de Cabedelo em poucos meses?
Wagner Breckenfeld – Sim, mas com uma condicionante: a dragagem. Não tenho dúvida que dobraremos a nossa capacidade operacional já em 2010. Além de tarifas atrativas, mão de obra qualificada não falta e, geograficamente, nós temos uma posição privilegiada em relação aos outros portos do Nordeste, já que estamos no ponto mais oriental das Américas.