A SEP (Secretaria Especial de Portos) reinaugura hoje, às 15h, o berço 1 do Porto de Itajaí, que sofreu danos em sua estrutura com as enchentes de 2008. Comparecerão ao evento, além do Ministro dos Portos, Pedro Brito, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a diretoria do porto, representantes do setor, trabalhadores e autoridades locais.
A SEP entregará o berço 1, com extensão de 272 metros de comprimento, 35 metros de largura e estacas de sustentação de mais de 50 metros de profundidade. O investimento emergencial, no valor de R$ 350 milhões, liberado pelo Governo Federal à época foi injetado na realização da dragagem e reconstrução de dois berços de atracação.
A execução da obra foi realizada em três turnos, ou seja, 24h por dia, os trabalhados empregaram cerca de 700 trabalhadores diretos e mais de 2.500 trabalhadores indiretos. Ainda está em andamento a recuperação de parte do berço 2, reforço e alinhamento da estrutura existente.
Além da reconstrução dos berços, a SEP realiza a fase final do processo de licitação para a dragagem de aprofundamento dos canais interno e externo e bacia de manobras dos atuais 11 metros para 14 metros. A expectativa é de que os serviços iniciem em breve e estejam concluídos até julho de 2011. Esta obra, no valor de R$ 55 milhões, faz parte do PND (Programa Nacional de Dragagem) – 4 obras concluídas e 9 em andamento – com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A obra, que possibilitará a operação de navios maiores e mais modernos, teve a premissa de ampliar e transformar o porto em um complexo competitivo e equipado. Atualmente o Porto de Itajaí é responsável por 70% da economia de Santa Catarina, considerado o maior porto exportador de itens frigorificados da América Latina e o segundo maior de contêineres.