unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 02/01/23

Porto de Navegantes investe em ações ESG em 2022

Pelo menos uma tonelada de resíduos foi recolhida em ações práticas envolvendo a comunidade nos mutirões de limpeza

O Porto de Navegantes, a Portonave, em Santa Catarina, focou em ações direcionadas às práticas ESG – Environmental, Social, and Corporate Governance (Meio Ambiente, Social e Governança, em português). O Porto fechou o ano como o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil e triplicou suas atuações socioambientais em comparação a 2021. Além disso, investiu R$ 2,7 milhões em equipamentos que utilizam bateria de lítio ao invés de chumbo ácido.

De acordo com o Portonave, outra importante aquisição foi a Eco Reach Stacker com capacidade de reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa, como CO2, NOX e SOX. O modelo é usado para contêineres cheios e tem capacidade de elevação de até 45 toneladas. A empresa ainda chegou a ser protagonista como primeiro terminal portuário do país com a conquista da ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno).

A Tecnologia da Informação do Terminal atuou em projetos de melhoria de software e inovação em Automação de Processos (RPA), buscando maior eficiência nos processos aduaneiros. Em destaque ao Gate, está a criação de novos aplicativos para a gestão operacional e motoristas.

Tratando-se de comunidade, foram desenvolvidos os programas Embarque na Tecnologia, com o objetivo de estimular jovens a ingressarem na área, e o Porto para Elas, com foco em oportunizar mulheres no mundo portuário.

O foco ambiental se destacou também com mais de 90% dos resíduos destinados conforme o conceito Aterro Zero, que visa o aproveitamento integral dos materiais recolhidos. Contemplaram essa destinação resíduos de perigosos, orgânicos, comuns e recicláveis.

Pelo menos uma tonelada de resíduos foi recolhida em ações práticas envolvendo a comunidade nos mutirões de limpeza Juntos pelo Rio, Limpando o Mundo e Semana do Meio Ambiente. Aproximadamente, 900 pessoas foram envolvidas nas iniciativas realizadas na Praia de Navegantes e pelo Rio Itajaí-Açu.

Fonte: Revista Portos e Navios