unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 11/01/10

Porto de Paranaguá deve crescer com novos investimentos em 2010

Pautada nas projeções do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) de que as exportações brasileiras devem crescer na ordem de 10% neste ano, a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) estima uma evolução ainda maior para os portos paranaenses em 2010, especificamente para o Porto de Paranaguá.

Além disso, os novos rumos da economia mundial e positivo cenário que deve se estabelecer para o setor produtivo, que prevê safra recorde e retomada do consumo, devem impulsionar o desenvolvimento das unidades.

Daniel Lúcio Oliveira de Souza, Superintendente do Porto de Paranaguá, ressalta que em 2009, mesmo com a crise, os portos paranaenses tiveram um bom desempenho, mas 2010 deverá ser ainda melhor.

“De fato, em 2009 tivemos uma performance muito boa em vários produtos exportados pelo Porto de Paranaguá, mesmo em um cenário adverso. Tivemos, por exemplo, um crescimento muito forte nos embarques de açúcar e a conquista do primeiro lugar no ranking brasileiro de exportações de carnes. Nós superamos outros portos brasileiros que tinham posição privilegiada e, hoje, Paranaguá e Antonina são o número 1 no ranking brasileiro nas operações com carnes congeladas”, observou.

Em relação a este ano, o superintendente considerou que “o cenário é extremamente positivo para todas as cargas. Nós temos, na área de grãos, uma previsão do secretário de Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, de um crescimento físico da nossa safra de 15,8%. Aliado a esse crescimento, nós temos o fechamento de contratos de exportações por Paranaguá, que antes eram feitos por outros portos. A dragagem, concluída em julho, e o aumento do calado para 12,5 metros, fizeram com que os armadores, os exportadores e as agências de navegação passassem a negociar seus fretes por Paranaguá”, menciona otimista.