Manobras ficarão autorizadas por 60 dias. Os terminais do Complexo Portuário da Babitonga foram autorizados pela Marinha do Brasil a receber embarcações no perãodo noturno, consolidando as operações com navios grande porte.
A portaria nº 48/cpsc de 17 de outubro de 2012, assinada por Claudio da Costa Lisboa, Capitão dos Portos de Santa Catarina, estabelece novos parâmetros operacionais para movimentação de navios nos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, onde está localizado o TESC (Terminal Portuário Santa Catarina).
A portaria autoriza a realização de manobras noturnas por um perãodo de 60 dias, permitindo a operação de navios com até 286 metros de comprimento e 40 metros de largura. Após esse perãodo experimental, a Autoridade Portuária deverá apresentar relatório técnico com aspectos observados para subsidiar a homologação dos parâmetros de navegação.
Dessa forma, a Baía Babitonga se consolida como destino entre os portos brasileiros. Além disso, a condição climática extremamente favorável e os investimentos constantes em infraestrutura e equipamentos vêm atraindo exportadores e armadores. “O TESC hoje não tem restrição de janela de atracação e de volume”, afirma José Eduardo Bechara, diretor superintendente do TESC.