
O Porto de Suape finalizou o ano de 2021 na liderança nacional de movimentação de granéis líquidos e na navegação por cabotagem, informou o atracadouro pernambucano em comunicado na última quinta-feira (3/2).
Mesmo com a manutenção programada que a Petrobras realizou na refinaria Abreu e Lima (Rnest, que fica a 7 km do Porto de Suape), que resultou em queda na movimentação geral em Suape, o porto manteve a liderança no ranking das operações de granéis líquidos entre todos os atracadouros do Brasil.
Suape registrou um total de 14,9 milhões de t movimentadas em 2021, contra 14,3 milhões de t do Porto de Santos (SP), e dos 9,8 milhões de t que passaram pelo Porto do Itaqui (MA). O volume, no entanto, é 41% menor ante a carga movimentada pelo porto em 2020. Os granéis líquidos representaram 67,8% de toda a carga movimentada em Suape.
Em relação à navegação por cabotagem, o porto movimentou cerca de 22 milhões de t no ano passado, sendo 13,9 milhões de t com origem ou destino para outros portos do Brasil. Assim como nos granéis líquidos, a vice-liderança do ranking nacional ficou com o Porto de Santos, com 13,1 milhões de t, e o terceiro lugar com o Porto de Vila do Conde (PA), com 5,6 milhões de t.
Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado na última quarta-feira (2/2). Ao todo, o setor portuário brasileiro (portos públicos e privados) movimentou 1,210 bilhão de t em 2021, representando um aumento de 4,8% em relação a 2020.
Para 2022, estudos da Antaq apontam que a movimentação alcançará 1,239 bilhão de t, representando um crescimento de 2,4% ante 2021. Para os próximos quatro anos, a agência prevê a manutenção do viés de alta na movimentação portuária, chegando aos 1,402 bilhão de t movimentadas em 2026.
Fonte: Revista Brasil Energia