Dentre os dez maiores portos organizados do país, o Porto de Vitória foi o que teve um crescimento mais significativo no primeiro semestre em movimentação de cargas em comparação ao mesmo perãodo de 2010. No acumulado do ano, o transporte marítimo brasileiro movimentou 136,7 milhões de toneladas. Vitória teve variação positiva de 40,9%, seguido de longe por Suape (17,7%), Itaqui (12,7%) e Itaguaí (12%).
Reunidos, os portos e terminais privados brasileiros movimentaram 412 milhões de toneladas no primeiro semestre, crescimento de 7,1% em comparação com o mesmo perãodo de 2010. As informações são do Boletim Portuário do 2º trimestre de 2011, elaborado pela Gerência de Estudos e Desempenho Portuário da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Ações
Segundo o superintendente do Porto de Vitória, José Luiz Canejo, três foram as ações da Diretoria da Codesapara a obtenção do resultado positivo: medidas de otimização de ativos e incentivo à produtividade; ações comerciais visando atração de novas cargas; incentivo ao uso de áreas públicas para a armazenagem de cargas.
As cargas que mais contribuíram para a expansão de 40,9% na movimentação de mercadorias no Porto de Vitória foram: veículos e máquinas; cargas e embarcações de apoio offshore; granéis sólidos de importação.