Recursos oriundos do PAC serão para recuperar todos os armazéns na área
CATão teve encontro com Bella Filho e acredita que obras começam em 2010
O Porto do Recife receberá aporte de R$ 46 milhões para recuperar todos os armazéns na área do entorno no que concerne ao projeto do novo Terminal Marítimo de Passageiros.
Confirmado numa reunião realizada na última sexta-feira, o investimento é oriundo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que visa dar suporte para as cidades-sede da Copa do Mundo 2014. O valor supera em muito o orçamento inicial apontado pelo porto recifense: R$ 11,5 milhões. É porque o planejamento apresentado pela nossa equipe previa apenas as obras especificamente no terminal. Agora, elas serão bem mais amplas, explicitou o presidente do porto, Alexandre Catão.
No encontro que teve com o secretário executivo da Secretaria Especial de Portos (SEP), José Di Bella Filho, Catão demonstrou otimismo no sentido de que até outubro todo o processo burocrático esteja pronto para que seja viabilizado o processo licitatório. Teremos condições até de iniciar o ano com obras no terminal, na área dos cais e infraestrutura dos armazéns. Isso fortalecerá o turismo na região, enfatizou o dirigente. Os portos de Fortaleza, Natal, Salvador e Manaus também tiveram a liberação de recursos confirmados. Por sinal, haverá nesta semana uma reunião com os representantes desses municípios para discutir os detalhes sobre os projetos.
Enquanto isso, o Recife comemora a conclusão do processo de dragagem do seu porto, que já durava seis meses. Há 20 anos que a área não passava por um trabalho de remoção de areia e dejetos no fundo do mar. Através de uma ação do Programa Nacional de Dragagem (PND), elaborado pela SEP, a dragagem do referido terreno teve um custo da ordem de R$ 25 milhões. A próxima etapa é fazer a batimetria para checar a profundidade do novo calado para apresentar à capitania (órgão vinculado ao Ministério da Marinha). Dentro de alguns dias, esse levantamento deve estar concluído e sendo divulgado em nível nacional e internacional. A profundidade oficial do porto está nos 8 metros, mas deve aumentar para 10 a 11 metros.
Fomos os primeiros a sair na frente nas obras de dragagem e somos os primeiros a finalizá-la dentre os 20 portos que integram o programa. Com essa obra, partimos firme para o fechamento da logística de cabotagem do Porto de Vitória (Espírito Santo) para o Porto do Recife visando o armazenamento e distribuição de milho pela nossa capital. Serão 300 mil toneladas do grão por ano?, ressaltou Catão. Além disso, o porto transportará mais açúcar e retomará de forma intensa a movimentação de coque de petróleo, bem como fertilizantes.