O Porto Itapoá (SC) concluiu a primeira fase da expansão de tomadas para contêineres refrigerados, adicionando 540 novas unidades e alcançando 3.432 tomadas em operação. Essa ampliação o consolida como o maior terminal em capacidade de Santa Catarina e o aproxima do segundo lugar nacional. Em dezembro, mais 540 tomadas serão instaladas, totalizando 3.972 unidades.
Com investimentos de R$ 500 milhões previstos para os próximos 12 meses, Itapoá iniciou a fase IV de sua expansão, alinhada ao objetivo de se tornar o maior e mais eficiente terminal da América do Sul até 2033. Localizado na Baía da Babitonga, o terminal de uso privado (TUP) possui um pátio de 455 mil metros quadrados, capacidade estática de 31 mil TEUs e movimenta até 1,8 milhão de TEUs por ano.
Entre as novidades, destaca-se a aquisição de um novo portêiner, elevando para oito o número desses equipamentos essenciais. O cais será ampliado em 400 metros, atingindo 1.200 metros, permitindo a atracação simultânea de três navios de grande porte. A obra já possui licença do Ibama e seguirá um cronograma estratégico.
Além disso, serão adquiridos 12 RTGs operados por controle remoto, complementando os 10 já em operação no terminal, pioneiros na América do Sul. A frota de terminal tractors (TTs) também será ampliada com nove unidades adicionais, fortalecendo a maior frota de TTs elétricos do Brasil, carregados com energia 100% renovável. Outro destaque é a modernização da segurança com a compra de um novo scanner de última geração, somando-se aos dois já operacionais.
Fonte: Revista Portos e Navios