O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, em Santa Catarina, deu início à sua fase IV de expansão, com previsão de investimentos de R$ 500 milhões nos próximos 12 meses. O projeto visa aumentar ainda mais a capacidade do terminal, já consolidado entre os quatro maiores do Brasil, com o objetivo de torná-lo o maior e mais eficiente da América do Sul até 2033.
Atualmente, o porto possui um pátio de 455 mil metros quadrados, com capacidade estática para 31 mil TEUs e movimenta até 1,8 milhão de TEUs por ano. A nova fase incluirá 120 mil metros quadrados adicionais ao pátio e a aquisição de novos equipamentos de alta tecnologia para melhorar a eficiência e sustentabilidade do terminal.
Entre os novos investimentos, destaca-se a aquisição do oitavo portêiner, equipamento essencial para movimentação de contêineres em navios de grande porte, além de 12 guindastes RTGs (operados por controle remoto) e nove caminhões terminal tractors (TTs), que complementam a maior frota de TTs elétricos do Brasil. A ampliação também inclui 1.080 novas tomadas refrigeradas para contêineres reefers e a compra de um novo scanner de última geração para segurança das cargas.
Além disso, o cais do Porto Itapoá será expandido em mais 400 metros, permitindo a atracação de três navios maiores. A obra já possui licença do Ibama e seguirá um cronograma estratégico.
Recentemente, o terminal concluiu a Fase III de sua expansão, que contou com a adição de 200 mil metros quadrados ao pátio e um investimento total de R$ 815 milhões. Com isso, o Porto Itapoá agora opera um dos maiores pátios de contêineres do país.
O Ibama também concedeu a licença para a dragagem do canal de acesso à Baía da Babitonga, aumentando sua profundidade para 16 metros, o que permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento, reforçando o potencial do Porto Itapoá como um importante hub de cargas na região.
Fonte: Revista Portos e Navios