Um dos projetos fortes da Secretaria de Portos (SEP) para este ano, o Porto Sem Papel terá um novo software em funcionamento a partir do próximo mês. Hoje, o projeto passa por uma espécie de operação assistida. Essa fase, que começou no fim do ano passado, deve durar até dezembro. Em entrevista a A Tribuna, no último dia 5, o ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, afirmou que vai acompanhardeperto a implantação do Porto Sem Papel nos portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
Em desenvolvimento há um ano, o sistema visa agilizar os processos de importação e exportação, dinamizando a liberação das cargas nos portos brasileiros. O novo software foi desenvolvido pela Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) para facilitar a inserção de dados, por suas associadas, no programa da SEP.
De acordo com o coordenador-geral do setor de Integração de Sistemas de Informação da secretaria, José Roberto Bastos, esse sistema (da Fenamar) vai dar um impulso grande nas informações dos navios que atracam nos portos brasileiros. De acordo com a ZAP Trade, empresa que desenvolveu o sistema da Fenamar, o projeto será colocado em testes no próximo mês. Segundo o coordenador da SEP, o que será feito agora é observar o andamento do sistema. Estamos passando por uma fase de mudança na cultura organizacional das operações portuárias. Hoje, o Porto Sem Papel tem 114 agências de navegação e 146 operadores portuários cadastrados. Desse total, 59 agências e 107 operadores atuam no Porto de Santos. Ao todo, 127 embarcações já tiveram os dados inseridos no sistema. De acordo com Bastos, as informações são disponibilizadas pelas agências já cadastradas. Para o desenvolvimento do software, foram firmados convênios entre a SEP e as autoridades portuárias nacionais, a Receita Federal, a Polícia Federal, a Marinha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro),intervenientes no processos de atracação de navios e movimentação de cargas nos portos brasileiros.