unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/06/09

Porto sem papel

O projeto porto sem papel foi exposto na Codesa no dia 15 de junho, sob o comando de Luís Fernando Rosano. O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por Dilma Rousseff, ministra-chefe da casa civil, que aprovou e apoia o desenvolvimento do porto sem papel. O primeiro porto a ser enquadrado nesse planejamento é o Porto de Santos.

No Brasil temos 34 portos públicos, o intuito do programa é fazer a ligação entre os mesmos, mas em primeiro momento espera-se a união entre os portos inclusos, e as autoridades que sempre atuam em conjunto: ANVISA, Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Autoridade Portuária, Ministério da Agricultura e Marinha.

Com a implantação porto sem papel a burocracia irá diminuir e assim os Agentes Portuários terão todas as informações necessárias por meio da janela única, tendo em vista a base de dados e o Documento Único Virtual (DCU) será distribuído para os demais órgãos federais.

O projeto irá disponibilizar um medidor que constará em verde quando as informações chegarem corretamente ao seu destino e vermelho se houver falhas, assim os problemas serão resolvidos por meio de mensagem, sendo mais cômodo e mais rápido para as autoridades.

Todo o processo será dividido em três partes: desenvolvimento, processamento e operacionalização. O sistema será aplicado por meio de radares, contudo essa iniciativa irá melhorar a segurança portuária evitando possíveis furtos e penetração de pessoas indevidas.