unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/01/11

Porto Sul

O assunto voltou à tona com a ida do governador baiano Jaques Wagner à Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), do afilhado-do-Sarney Fernando Fialho, para que a agência reguladora tenha um empenho especial com o projeto do Porto Sul. Segundo relatos de Salvador, a população de Ilhéus e Itacaré está apreensiva com o projeto. O tema não é tranquilo nas terras do senhor do Bonfim.

Dúvida

O portuário baiano Jorge Haile diz que uma das perguntas que as pessoas fazem é: “quanto tempo durará as jazidas de minério? Quando acabar o que será feito do grande elefante branco construído? Minério é um recurso não renovável, o turismo é para sempre e a região esbanja beleza natural”.

SOS

Para ajudar às vítimas da tragédia da Região Serrana no Rio, o ministro dos Portos Leônidas Cristino determinou que a Companhia Docas do Estado do Rio de Janeiro (CDRJ) coloque o Clube dos Portuários (Avenida Francisco Bicalho, 47, no Centro) à disposição para arrecadação de donativos.

Solidária

A CDRJ terá de comparecer à Justiça do Trabalho para explicar porque a sua empresa terceirizada Forte, da área de limpeza, não repassou ao INSS a contribuição descontada dos empregados.

Problema barbudo

A empresa Forte recebe rigorosamente seus vencimentos, mas os seus empregados recebem o salário mínimo somente após o quinto dia útil do mês, o que também vai contra a lei.

Subiu no telhado

O padrinho do ministro Leônidas Cristino foi pego no contrapé por causa de doações recebidas em sua última campanha eleitoral. Cid Gomes (PSB), governador do Ceará, está sendo inquirido pelos partidos PR e PPS a explicar doação de duas empresas que tem autorização da Antaq para funcionar.

Retribuição

Diferentemente do seu conterrâneo e antecessor que iniciou seus trabalhos pelo Porto de Santos, o atual ministro dos Portos resolveu iniciar suas viagens portuárias pelo Porto de Fortaleza, no Ceará. Por que será?

Clausura

O novo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), pelo menos neste mês, não atenderá a imprensa. Estará envolvido com assuntos internos, informa a assessoria da empresa.

Na fé

O presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre, João Francisco Salomão, quer que a Infraero olhe com carinho para o setor de aviação do estado. Ele torce que, como consequência da Copa 2014 e das Olimpíadas de 2016, constitua-se uma rede aeroportuária moderna, segura e eficaz no País.

Gargalo empresarial

Já tentei de tudo para induzir a fabricação de trilhos no Brasil, mas as empresas não se animaram”. A crítica é do presidente da Valec, José Francisco das Neves, em declaração ao jornal Valor Econômico, desta segunda-feira (17).

Pururuca

O brasileiro é quem sustentou o mercado da suinocultura brasileira, em 2010. Ele comeu mais porco no ano passado. A bendita constatação é da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs).

Vampiros

Diferentemente do que apregoam os petroleiros, a professora da Universidade Estácio de Sá, Elaine Ribeiro, não vê nenhum problema em fazer leilão do pré-sal já no primeiro semestre deste ano. Ela diz que o setor internacional aguarda o leilão.

Não é bem assim

O líder do PMDB na Câmara, Luiz Henrique Alves (RN), tuitou mais de 20 mensagens na tarde desta segunda-feira (17) para “desmistificar”, segundo ele, informações de que o seu partido teria muitas indicações no Ministério da Saúde. Pelas contas de Alves, de 1.262 cargos comissionados, o PMDB indicou apenas dois nos últimos governos.