unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/07/13

Portos do Paraná melhoram capacidade de recebimento de fertilizantes

O terminal da Ponta do Felix, em Antonina, está ativando um segundo guindaste para desembarque de fertilizantes, que deve dobrar a capacidade de movimentação no terminal. O terminal ativou um segundo guindaste para atender um importante contrato recentemente firmado. Com isso uma série de melhorias operacionais e a assinatura do contrato de importação de fertilizantes devem consolidar ainda mais os portos paranaenses como principais importadores de fertilizantes do Brasil e uma importante porta de distribuição do produto no país.

Em Paranaguá, a Fospar, terminal especializado no recebimento de fertilizantes acaba de adquirir um novo guindaste que vai agilizar ainda mais as operações. De acordo com o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, as melhorias operacionais que estão sendo implantadas vão reforçar a posição do Paraná como maior importador de fertilizantes do Brasil.

De acordo com diretor comercial do terminal, Cícero Simeão, eles acabaram de fechar um contrato com uma empresa que é dona da maior jazida de cloreto de potássio do mundo, que fica na Bielorrússia. O cloreto de potássio é o principal componente na formulação de fertilizantes e é muito utilizado Paraná. O contrato prevê a importação de 10 milhões de toneladas do produto ao longo de 10 anos.

No primeiro semestre deste ano, o Brasil importou 10 milhões de toneladas de fertilizantes, segundo o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), que também aponta que 47% dos produtos chegaram pelos portos de Paranaguá e Antonina. No fechamento do primeiro semestre de 2013, os portos paranaenses registraram alta de 22% na importação de fertilizantes no comparativo com o mesmo perãodo de 2012, totalizando 4,7 milhões de toneladas do produto.

O superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, explica que a parceria cada vez mais forte entre os operadores portuários e a autoridade pública tem permitido ganhos operacionais muito importantes no segmento de fertilizantes. Na Fospar, terminal especializado no recebimento de fertilizantes no Porto de Paranaguá, um novo guindaste foi adquirido e vai começar a operar em abril de 2014. De acordo com o gerente operacional do terminal, Ronaldo Sapateiro, a Fospar opera com dois guindastes.