unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 14/01/10

Portos miram tráfego de contêineres em 2010 com esperança

Port Tracker prospecta movimento de 973.800 Teus em fevereiro, o que poderá vir a ser uma reviravolta.

O ano de 2010 poderá ser o primeiro de incremento no volume de importações de contêineres nos próximos 31 meses, segundo relatório do Port Tracker, publicado pela National Retail Federation and Global Insight.

As previsões se baseiam nos resultados dos últimos meses deste ano. O relatório indica que os maiores portos dos Estados Unidos alcançarão 1,09 milhão de Teus (unidade de medida que equivale a um contêiner de 20 pés) em novembro, registrando decréscimo de 11% ao ano; 1,06 milhão de Teus em dezembro – o mesmo que em 2008 -; e 1,03 milhão de Teus em janeiro, com queda de apenas 3%.

Entretanto, a expectativa para fevere iro é que os volumes alcancem 973.800 Teus, o que representaria um aumento de 16% ao ano. Esta poderia ser a reviravolta que estamos esperando para ver há um longo tempo, afirmou o vice-presidente de Supply Chain e Política Aduaneira da NRF, Jonathan Gold. Não há dados suficientes para estabelecer uma clara tendência, mas estamos confiantes de que é um sinal de recuperação.

Os volumes no segundo semestre deste ano têm melhorado marginalmente. No segundo semestre, os volumes continuaram declinando aos níveis de 2008, mas não de forma tão acentuada como se viu no primeiro semestre, observou o economista da IHS Global Insight, Paul Bingham, que acrescentou: esses números ‘menos piores’ são evidências de que a indústria está vendo os primeiros sinais de recuperação.

Em setembro, o mais recente mês avaliado, os portos dos Estados Unidos pesquisados movimentaram 1,4 milhão de Teus, registrando queda de 3% quando comparado a agosto e 16% em relação a setembro. Os volumes para o pico tradicional de outubro são estimados em 1,17 milhão de Teus, com redução de 15% ao ano.

O Port Tracker abrange os portos de Los Angeles/Long Beach, Oakland, Seattle e Tacoma na costa oeste, Nova Iorque/New Jersey, Virginia, Charleston e Savannah na costa leste e Houston na costa do Golfo.