unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/06/09

Portos nordestinos: um oceano repleto de oportunidades

Complexos possuem infraestrutura para atender a demanda

Contando com 16 portos em atuação, o Nordeste brasileiro possui a infraestrutura portuária necessária para atender a demanda. No entanto, a falta de conexões de transporte eficientes faz com que os complexos da região atraiam menos movimentações do que podem atender.
Para reverter este cenário as autoridades portuárias locais têm apostado em investimentos destinados a modernização dos terminais nordestinos. Tanto é que nos últimos anos, estes espaços registram significativas altas em suas movimentações.
De acordo com o pesquisador Paulo Resende, Coordenador do núcleo de logística da Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte, três fatores sustentam o reconhecimento da região no mercado.

“A localização mais próxima dos mercados europeu e norte americano; os portos não estão congestionados; e o incentivo que os estados nordestinos estão dando para que a eficiência na movimentação das cargas seja incrementada. Estes três fatores têm ocasionado um aumento da atratividade dos portos localizados no Nordeste do País”, aponta.
Para Sérgio Novaes, Diretor presidente da Docas do Ceará, a criação da SEP (Secretaria Especial de Portos) pelo governo federal também impulsionou o crescimento do setor no Nordeste no País.

“A criação da SEP foi uma boa medida. Centralizar as decisões do setor em um órgão específico auxilia o crescimento da cadeia produtiva”, argumenta.
Wilen Manteli, Presidente da ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários), acredita que o crescimento da produção brasileira nos últimos anos também influenciou no desempenho dos terminais nordestinos.
Gargalos

Embora o cenário seja positivo, há questões que preocupam especialistas. Segundo Resende, “há uma necessidade de aprimoramento da capacidade logística de acesso a esses portos, pois apenas assim, será possível atrair movimentos de grandes distâncias”.