
Arquivo/Divulgação
Serviços de aprofundamento abrangem canal da Ilha do Martins e Canal Derivativo, que estão incluídos no PAC, a fim de aumentar condições operacionais de navegação para os terminais do porto
A Portos Rio abriu chamada pública para identificar eventuais interessados em doar o projeto básico para a dragagem do canal derivativo e do canal da Ilha do Martins, no Porto de Itaguaí (RJ). O edital ressalta que a autoridade portuária está promovendo ações visando melhorias na infraestrutura do acesso aquaviário do porto a fim de viabilizar o aumento da produtividade dos terminais que operam na poligonal do porto organizado local. Recentemente, foi homologada a profundidade do canal principal do Porto de Itaguaí em 20 metros, com calado de 18,30m, e largura em 206 metros, face a realização do corte da rocha próximo da boia número 5 e a dragagem de manutenção/adequação.
A configuração tornará o canal principal apto à navegação do navio classe Wozmax, com 250.000 DWT (deadweight), 330 metros de comprimento (LOA) e 57m de boca. De acordo com a Portos Rio, tais características permitem uma condição de produtividade significativa, onde somente com o calado e o mesmo navio tipo utilizado hoje já tornaria possível obter ganhos expressivos.
A autoridade portuária ressaltou que a dragagem do Canal do Martins com as mesmas características do canal principal é necessária para aumentar as condições operacionais de navegação para os terminais do porto de Itaguaí, adequando-no para 206 metros de largura e fazendo a manutenção para 20m de profundidade. Para o canal derivativo, que atualmente está homologado com calado de 13m e largura de 200m, a autoridade portuária pretende ampliar a profundidade para 21m e a largura para 250m, o que permitirá uma melhora significativa para os terminais do porto, que atualmente utilizam o canal da Vale da Ilha Guaíba.
As dragagens do Canal da Ilha do Martins e do Canal Derivativo foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), visando garantir os recursos necessários para a contratação da obra de dragagem, que depende dos projetos. “Considerando que as contratações por parte da Portos Rio são realizadas por licitações e que naturalmente demoram muito em função dos ritos a serem cumpridos, estamos na busca de interessados para providenciar o projeto de dragagem relativo aos canais do Martins e derivativo no Porto de Itaguaí”, justificou a autoridade portuária no edital.
Os interessados deverão se manifestar por e-mail: ronaldo.fucci@portosrio.gov.br helio.szmajser@portosrio.gov.br ; alexandreneves@portosrio.gov.br. As dúvidas e manifestações deverão ser encaminhadas aos e-mails acima indicados, até 15 dias após a publicação, que saiu no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).
Fonte: Revista Portos e Navios