Em uma reunião intermediada pelo deputado estadual Adilson Troca (PSDB), representantes dos trabalhadores portuários do Rio Grande agradeceram à governadora Yeda Crusius pelo pagamento dos precatórios do ano de 1998. Acompanhados do deputado federal Cláudio Diaz, do superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, e pelo presidente do Conselho da Autoridade Portuária, Aires Apolinário, os portuários aproveitaram para avançar nos diálogos sobre a formação do Quadro de Pessoal do Porto.
O deputado Adilson Troca destacou mudanças realizadas em relação à categoria dos portuários. ?Este ano, já foram pagos R$ 28 milhões relativos aos precatórios de 1998, atendendo a 1.063 portuários; foi realizada a mudança de categoria que valorizou a guarda portuária e a prorrogação de contratos emergenciais?, declarou Adilson Troca.
O presidente do Sindicato dos Portuários do Rio Grande, Rui Mendes, destacou o cumprimento da proposta e ressaltou também a importância da continuidade dos pagamentos de precatórios e da elaboração de uma lei que crie o Quadro de Pessoal, impedindo que haja prejuízos futuros às atividades portuárias.
A Superintendência do Porto do Rio Grande foi criada em 1996 sem um quadro de pessoal. Uma comissão da Secretaria de Infraestrutura já elaborou uma proposta que tem consenso dos trabalhadores e do porto para sanar a questão. Agora a proposta precisa se tornar lei. ?Nosso prazo final para que isso aconteça ainda em 2009 é o dia 18 de novembro, quando acontece a última reunião do Grupo de Assessoramento Estadual para Política de Pessoal. Queremos um quadro moderno e enxuto, alinhado com o dos demais portos do País?, declarou o secretário do Sindiporg, Clênio Nunes, conhecido como Galinho.
Grande Expediente
O deputado Adilson Troca ocupou o Grande Expediente da Assembleia Legislativa para fazer um relato da situação do Porto do Rio Grande e uma homenagem aos trabalhadores que atuam na área portuária. Adilson Troca também citou o Jornal Agora, completou 34 anos e que faz a cobertura da história do Rio Grande e das atividades relacionadas ao porto, e a Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande, que completou 165 anos no último dia 26.