Leilão no mercado spot vai ofertar 4 milhões de barris com embarque previsto entre fevereiro e agosto de 2026

A PPSA anunciou na quinta-feira (23) que iniciou o processo para a realização do 5º Leilão Spot de Petróleo, marcado para o dia 10 de dezembro deste ano. O certame prevê a comercialização de quatro cargas de 1 milhão de barris de petróleo da União cada, provenientes do campo de Bacalhau, na Bacia de Santos, com previsão de embarque entre fevereiro e agosto de 2026.
Esta será a primeira venda de petróleo da União do campo de Bacalhau, que iniciou sua produção no último dia 2025. Os preços ofertados serão referenciados pelo Brent datado e só serão abertos em reunião com a participação de todos os participantes.
Serão convidadas a participar todas as empresas que já operam no pré-sal, além da Prio e da Refinaria de Mataripe. Este modelo tem sido adotado para a comercialização de cargas spot e os preços ofertados serão referenciados pelo Brent datado.
Este ano a PPSA já realizou dois leilões spot, para venda de 500 mil barris de petróleo da União do campo de Itapu, em março, e 500 mil barris do campo de Atapu, em agosto.
Fonte: Revista Brasil Energia