unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/03/24

Praticagem avalia centro para treinamentos em modelos reduzidos de embarcações

Centro de Capacitação de Manobras com Navios em Escala no Panamá (Divulgação Praticagem do Brasil)

Atualmente, práticos brasileiros participam desse tipo de treinamento no exterior, num dos sete centros disponíveis no mundo, em países como França, Estados Unidos e Panamá

A Praticagem do Brasil avalia a possibilidade de, futuramente, ter um lago para treinamentos com embarcações em modelos reduzidos. A estrutura contribui para aprimorar a tomada de decisão das manobras, com o menor tempo e melhor percepção das forças hidrodinâmicas. Atualmente, os brasileiros participam desse tipo de treinamento no exterior, num dos sete centros deste tipo no mundo, em países como França, Estados Unidos e Panamá. O diretor da Praticagem do Brasil, Ricardo Falcão, disse que existe o sonho da categoria de ter um centro deste tipo no Brasil, provavelmente, em Brasília, onde a entidade já conta com seu centro de simulações de manobras, inaugurado em dezembro de 2021.

No ano passado, representantes da praticagem visitaram o Centro de Capacitação de Manobras com Navios em Escala ligado à Autoridade do Canal do Panamá. Lá estão disponíveis modelos de porta-contêiner, graneleiro, petroleiro e gaseiro. No interior da embarcação, um prático dá as ordens de leme e máquina, e outro as executa. Já os rebocadores azimutais são operados por controle remoto.

A Universidade de São Paulo (Usp) fez avaliações sobre a possibilidade de construção dos navios em escala reduzida, levantando informações como características técnicas e custos para construção para fins de treinamento em lagos. A universidade definiu a documentação técnica, os parâmetros físicos e custos para duas embarcações – um porta-contêineres e uma embarcação da classe Suezmax.

“Nesses centros no exterior, tudo acontece cinco vezes mais rápido do que a realidade. Treinamos o nosso cérebro para agilizar soluções em emergências do dia-a-dia. Nossa ideia é ter um centro também no Brasil, provavelmente aqui em Brasília, por que não?”, comentou o prático. Ele também destacou que, em dois anos de funcionamento, o Instituto Praticagem do Brasil se certificou e recebeu a primeira turma do curso de atualização para práticos. A expectativa da praticagem é abrir novas turmas, inclusive para treinamento de práticos de outros países.

Falcão disse que os simuladores do instituto possibilitam avaliar se os projetos do setor são seguros e eficientes, sejam eles a vinda de uma embarcação maior ou um novo terminal. “A praticagem brasileira é referência para o mundo e o Instituto Praticagem do Brasil é mais uma prova disso”, afirmou.

A nova diretoria (2024-2025), que tomou posse na última terça-feira (19), também pretende fortalecer o Instituto Praticagem do Brasil, promovendo a integração com a comunidade e intensificando os treinamentos, entre eles o Curso de Atualização para Práticos (ATPR). Segundo o diretor-presidente da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, o centro de simulações do instituto é uma opção para verificar a viabilidade de novas manobras e instalações portuárias.

O instituto conta com dois simuladores, sendo um de passadiço, que permite o exercício simulado de manobras de navios em todos os portos, além de avaliar a segurança e eficiência de novos projetos e operações portuárias. As instalações foram implantadas em parceria com o Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), referência internacional em simulações e que já desenvolve outros estudos junto à praticagem. Outro simulador semelhante foi inaugurado posteriormente em parceria com a Technomar Engenharia.

Fonte: Revista Portos e Navios