O serviço de Praticagem de Itajaí e Navegantes foi interrompido por volta das 11h30 de ontem, dia 28, por conta da forte correnteza no Rio Itajaí-Açu decorrente das chuvas que atingem a região Sul do País nos últimos dias. Na melhor das hipóteses, disse o presidente da Itajaí-Práticos, Alexandre Gonçalves da Rocha, as manobras serão retomadas hoje, a partir das 7 horas, horário em que a maré volta a encher.
Em entrevista ao Guia Marítimo no final da tarde, Rocha disse que dois navios deixaram de atracar por conta da interrupção do serviço – um em Itajaí e outro na Portonave, o terminal de Navegantes.
Se a situação perdurar, a tendência é os armadores cancelarem as atracações em Itajaí e Navegantes, seguindo para os próximos portos de escala. Dependendo da situação, os armadores podem aguardar ou cancelar a escala, disse Rocha.
Esta é a quinta paralisação dos serviços de praticagem neste ano no complexo por conta do mau tempo. Antes, o porto foi fechado nos dias 1º e 6 de agosto e 9 e 20 de setembro. O nível do Rio Itajaí-Açu está 1,07 metro acima do normal, a cota de emergência é de 2,5 metros.
Segundo o presidente da Praticagem, a suspensão das manobras em nada tem a ver com a dragagem do porto, cujas obras para restabelecer a profundidade pré-enchentes de 2008 atrasaram, mas terminaram na semana passada.
Não identifico relação nesse momento. É bom lembrar que em 2008 houve uma quantidade maior de fechamento (do porto), apesar de o complexo estar dragado, finalizou Rocha.