Embarcações com 300 metros de comprimento poderão atracar nos terminais portuários do Itajaí-Açu
ITAJAÍ – Um importante passo foi dado ontem para que o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu passe a receber navios com mais de 300 metros de comprimento. A partir de uma simulação digital, a praticagem dos navios observou o desempenho de um cargueiro com 40 metros de largura por 304 de comprimento. A avaliação contou com quatro telões que reproduziam a situação real de um navio entrando no canal de acesso aos portos. O movimento das marés e o exato tamanho da bacia de evolução foram representados pelo simulador.
Conforme o presidente do Itajaí Práticos, Alexandre Gonçalves Rocha, os resultados das simulações serão encaminhados à Marinha do Brasil, que é a responsável pela liberação da entrada dos navios. Segundo Rocha, o teste de ontem requeriu atenção nas duas curvas do Rio Itajaí-Açu que dão acesso à bacia de evolução.
? Não dá para prever o resultados ainda. Precisamos consolidar o trabalho. Porém, estamos desenvolvendo mecanismos de riscos e não tivemos problema para manobrar o navio na bacia de evolução ? explicou Rocha.
As simulações vão auxiliar os portos com relação aos ajustes que devem ser feitos para adequar a infraestrutura aquaviária às novas gerações de navios que começam a trafegar pela costa brasileira a partir de 2010. Foram executadas três manobras pelo simulador. As correntes marítimas não interferiram de maneira negativa no processo e, para duas manobras, foram precisos dois rebocadores potentes. Para a última, foram necessários três rebocadores.
Os testes são feitos pelas empresas Coastal Planning & Engineering do Brasil e Sea Tec Inc. Os estudos são feitos com base na última batimetria, feita no início de setembro. Até agora o maior navio operado no Complexo foi o MSC Cristal, com 277 metros. Os estudos foram contratados pelos terminais privados Teconvi e Portonave e tem a coordenação da Autoridade Portuária de Itajaí.