Gabrielli diz que concorrência para afretamento das unidades está mantida para dia 25. Governo do RJ pediu prazo.
A Petrobras confirmou nesta terça-feira (11/5) que manterá a abertura da data de entrega para as propostas da licitação para contratação de até 28 sondas que serão construídas no Brasil. A informação é do presidente da estatal, José Sergio Gabrielli, que participou da cerimônia de lançamento do Portal de Oportunidades da Cadeia de Suprimentos do Setor de Petróleo e Gás Natural, na sede da Fiesp, em São Paulo.
De acordo com o cronograma, a entrega de propostas para o processo do EPC dos navios-sondas e das semissubmersíveis/monocolunas ocorrerá no dia 25 de maio. Os envelopes para o afretamento terão que ser entregues no dia 9 de maio.
Ontem, o governo do Rio de Janeiro informou que estava requerendo à Petrobras o adiamento da licitação para aguardar a conclusão do arrendamento do estaleiro Ishibrás, para que o mesmo possa ser usado para a construção das unidades. A estimativa do estado é que, fechado o acordo, em quatro meses a planta industrial estaria apta para operar após obras de modernização.
Crise não afetará planos
Gabrielli disse ainda que os planos de capitalização da Petrobras não serão atrapalhados pela crise econômica que atinge os países da Europa. Segundo ele, toda crise traz dificuldades, mas pode trazer também oportunidades.
“Toda crise representa, de um lado, uma fuga de ativos que são menos atraentes para ativos mais atraentes. Como acreditamos que o nosso plano é atraente e adequado, acreditamos que mesmo na crise é possível atrair algum interesse. É claro que isso depende do grau de profundidade, velocidade e circulação do turbilhão, para poder resolver no momento em que formos levar a operação ao mercado”, disse.