unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/01/11

Pré-sal brasileiro pode ter o dobro do petróleo previsto

Região onde a Galp Energia detém participações em vários poços poderá ter 123 mil milhões de barris de petróleo, de acordo com um estudo divulgado.

As reservas de petróleo na área do pré-sal brasileiro podem conter pelo menos 123 mil milhões de barris, uma previsão que mais que duplica as estimativas oficiais do Governo brasileiro, segundo um estudo realizado por um geólogo que já trabalhou na Petrobras.

O estudo foi realizado com o principal objetivo de mostrar que o Governo brasileiro estava muito otimista, mas as conclusões foram precisamente as opostas, afirmou à Bloomberg Hernani Chaves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro que trabalhou na Petrobras durante cinco anos.

A pesquisa efetuada utilizou o modelo de simulação de pesquisa geológica dos Estados Unidos e compara com a estimativa da Agência Nacional de Petróleo de existirem 50 mil milhões de barris.

“Começamos com uma visão cética e terminamos com números maiores”, disse o geólogo em entrevista à agência de notícias, acrescentando: “quando recebemos os primeiros resultados eu disse: ‘Algo está errado, é muito grande.’”

A Petrobras, que atualmente tem 16 mil milhões de barris em reservas confirmadas, pretende investir mais de 200 mil milhões de dólares nos próximos cinco anos na exploração dos campos do pré-sal.

A Galp Energia está também presente no pré-sal brasileiro, detendo participações minoritárias em vários blocos no campo de Tupi.