A Saipem vai trabalhar para a Petrobras para o desenvolvimento de uma linha de exportação de gás no Campo de Lula NE – Cernambi, na Bacia de Santos, região do pré-sal, há cerca de 270 quilômetros da costa do Estado de São Paulo.
O desenvolvimento abrange a engenharia, suprimento, fabricação e instalação de um oleoduto de exportação de gás de 18 polegadas de diâmetro e 19 km de comprimento, e todos os equipamentos submarinos relacionados ao projeto, que serão fixadas numa lâmina d’água máxima de 2.200 metros. O gasoduto vai ligar o campo de Cernambi para um manifold central no campo de Lula.
A maioria das atividades offshore será realizada pela área de desenvolvimento em águas profundas com o navio Saipem FDS 2 durante o segundo semestre de 2013. Esta é a terceira linha de fluxo de exportação das novas FPSOs da Saipem (depois de Guara e NE Lula) e o terceiro a ser instalado pelo FDS Saipem 2. A tecnologia do navio de instalação FDS 2, e, especificamente, sua capacidade de lançamento “J-Lay”, são ideais para a instalação das linhas nas águas ultra-profundas e ligação com as linhas de fluxo dos campos pré-sal no Brasil.
Este é o primeiro projeto para o qual Saipem planeja usar sua nova base no Guarujá para a logística de armazenamento e tubulação.