Investimentos envolverão R$ 1,2 bilhão e terão como participantes Odebrecht e JBS. A Petrobras marcou para 10 de dezembro a entrega das propostas para a licitação da construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes da Refinaria Premium I, no Maranhão.
O modelo de contratação será em regime de DBO (design-build-operate), utilizado pela primeira vez pela petroleira em suas refinarias.
Com capex de R$ 1,2 bilhão, vão entregar propostas dois consórcios, um formado pela Odebrecht Ambiental com a francesa especializada em tecnologia de águas Veolia e outro pelo grupo JBS e a empresa brasileira de sistemas de controle ambiental Enfil.
É a primeira vez que o JBS, com foco no mercado de carnes e investimentos em celulose, participa de concorrência na área. A empresa terá 98% da sociedade, apresentará as garantias para participar da concorrência, enquanto a Enfil entrará com seu know-how em projeto, operação e construção de sistemas para água.
Apesar de não haver definição sobre a conclusão do processo licitatório e o início de obras, o vencedor, além de projetar e construir as instalações, será responsável pela água de processo – dos sistemas de resfriamento e caldeiras – e pela estação de tratamento de efluentes industriais da refinaria.