unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/08/25

Primeira etapa da dragagem do canal de São Lourenço está 85% pronta

Secretário de desenvolvimento de Niterói disse que prefeitura trabalha junto ao INPH projeto para segunda fase, que envolve melhorias no acesso à Ilha da Conceição, importante polo naval na Baía de Guanabara

A primeira fase da dragagem do Canal de São Lourenço, em Niterói (RJ), está com 85% de suas obras concluídas. Representantes da Prefeitura de Niterói devem se reunir, em breve, com o secretário nacional de hidrovias e navegação, Dino Antunes Batista, em Brasília, para falar sobre a segunda etapa da dragagem, importante para estaleiros da cidade e para a indústria marítima local. De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Niterói, Fabiano Gonçalves, a segunda fase será crucial para melhor o acesso à Ilha da Conceição.

O secretário explicou que a Ilha da Conceição voltará a ser uma ilha propriamente dita, como antes da construção da Ponte Rio-Niterói. Ele também destacou a necessidade de uma obra para a construção da alça de saída da ilha, a fim de evitar gargalos no tráfego de veículos na região. “Estamos trabalhando com o INPH [Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias], para que já esteja pronto o projeto da segunda fase, que vai ser prioritária porque vai transformar a Ilha da Conceição, que hoje é continente, numa ilha”, disse Gonçalves.

Ele lamentou que o licenciamento ambiental para a obra de dragagem tenha levado oito anos ser concedido pelo órgão estadual. Gonçalves disse ainda que a autoridade marítima vem colaborando nos grupos de discussão para a retirada de cascos e restos de embarcações abandonados na Baía de Guanabara. “Temos cascos soçobrados próximos de Mocanguê, temos algumas embarcações para as quais já foi dado perdimento e lixo naval, o que vai facilitar muito a retirada”, concluiu o secretário, que participou do evento ‘One Stop Shop Day‘, promovido na semana passada pelo Estaleiro Mac Laren.

No último dia 11 de agosto, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que a dragagem do Canal de São Lourenço será finalizada até o início de 2026 e que o aumento da profundidade permitirá receber e construir embarcações maiores nos estaleiros niteroienses. Em reunião com empresários e executivos ligados à construção naval, Neves disse que, apesar de serviços de dragagem serem responsabilidade federal, a prefeitura assumiu o trabalho por reconhecer a importância do setor para a geração de emprego e renda no município.

Fonte: Revista Portos e Navios