A primeira unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás a integrar a frota da OSX seguiu nesta semana para Waimea, na Bacia de Campos, onde iniciará o processo de produção do primeiro óleo da OGX.
Trata-se do FPSO OSX-1, construída na Ásia e que teve a etapa final de testes concluída no Rio de Janeiro.
Operação – Construído na Coreia e customizado em Cingapura, no estaleiro da Keppel, o OSX-1 tem 271,75 metros de comprimento, com capacidade projetada de produção de até 60.000 barris de óleo por dia e armazenamento de até 900 mil barris de petróleo.
A OGX informa que concluiu as operações de conexão do sistema de ancoragem ao primeiro poço produtor de Waimea, o OGX-26.
Construída com financiamento no valor de US$ 420 milhões, com um grupo de bancos internacionais, liderado pelo banco norueguês DVB Bank, a unidade flutuante foi entregue no estaleiro de Cingapura em agosto de 2011, chegando ao Rio de Janeiro em outubro do mesmo ano.
O FPSO OSX-1 produzirá o primeiro óleo de nossa cliente OGX, que vem realizando a maior campanha exploratória privada no Brasil. É um marco inaugural expressivo na história do Grupo EBX e temos muito orgulho de fazer parte dessa história”, destaca Luiz Eduardo Guimaríes Carneiro, diretor-presidente da OSX.