Obras em Pecém compreendem construção de nova instalação.
O Porto de Pecém prossegue com as obras de construção do TMUT (Terminal de Múltiplo Uso), conforme o cronograma estabelecido pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Estado) e pelo Cearáportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará). A previsão é que o primeiro berço de atracação seja concluído no dia 27 de março, de acordo com o diretor de implantação e expansão da Cearáportos, Luiz Hernani de Carvalho Júnior.
Durante os serviços de execução, foram concretadas 205 estacas-tubo, posicionadas 179 pranchas do cais do TMUT, fixados 107 inserts (peças que promovem a fixação dos tirantes na cortina metálica de contenção do aterro) e 94 conjuntos de tirantes e blocos de ancoragem no primeiro nível do berço. Já o segundo nível recebeu 29 inserts e 15 conjuntos de tirantes e blocos de ancoragem. A execução do aterro hidráulico já atingiu 50% do total, com 850 mil metros cúbicos.
Segundo o executivo, o quebra-mar – com extensão de mil metros – já teve a fase de construção finalizada, com um total de 77,61% dos serviços gerais completos. A ponte de acesso já está 97% concluída, restando apenas o vão de transição entre a ponte e o cais para atracação. Estima-se que a movimentação geral de embarcações no complexo aumente com o início das atividades do novo berço.