
O American Bureau of Shipping (ABS), a Robert Allan (RAL), a Signet Maritime Corporation e a Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) desenvolveram um navio comercial usando um processo de design 3D de ponta a ponta.
A embarcação, que as empresas afirmam ser a primeira dos EUA, receberá seu certificado de inspeção do USCG e será construída e operada pela Signet para na classe ABS.
As empresas desenvolveram o projeto utilizando apenas modelos 3D no projeto e construção de todas as estruturas.
“Essa conquista marcante define o padrão para projetos futuros tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente. Junto com nossos parceiros voltados para o futuro, realizamos um sonho antigo da indústria de deixar para trás os planos de papel 2D e passar para a próxima geração de produção de embarcações ”, disse Christopher J. Wiernicki , presidente e CEO do ABS.
Ele acrescentou que as vantagens desse tipo de projeto são inúmeras e acredita que “uma vez que a indústria desenvolva a infraestrutura para lidar com modelos 3D em estaleiros, um processo 3D puro se tornará a abordagem padrão”.
De acordo com as empresas, a embarcação contará com a designação de rotortug avançado (ART), desenvolvida em conjunto pela RAL e Rotortug (KST) BV para aprimorar o desempenho no manuseio de navios, suporte de terminal e reboque de escolta.
“A revisão do projeto 3D garante que o designer, engenheiro, gerente de produção, montador, soldador e topógrafo trabalhem com o mesmo modelo completo.
Em abril de 2020, o ABS concluiu um projeto piloto que usou modelos digitais 3D para pesquisas de classe, tornando-se assim o “primeiro da indústria” para apoiar qualquer estaleiro ou projetista que deseja enviar um modelo 3D para aprovação de classe.
Em fevereiro de 2021, a classificadora, junto com a Sembcorp Marine, 3D Metalforge e ConocoPhillips Polar Tankers Inc., fabricou, testou e instalou peças impressas em 3D funcionais a bordo do petroleiro “Polar Endeavor”.
Fonte: Revista Portos e Navios