A portuguesa Galp divulgou um balanço preliminar sobre o segundo trimestre, quando a produção petrolífera aumentou 37%, mas as vendas caíram 6,6%, na comparação anual.
A produção de petróleo atingiu 18,8 mil barris diários. A alta na comparação com o trimestre anterior foi de 13,7%. A melhora foi impulsionada pela exploração de campos no Brasil, de acordo com a companhia.
As vendas para clientes diretos corresponderam a 2,5 milhões de toneladas, uma queda de 5,8% na comparação com o primeiro trimestre.
Em comunicado, a Galp informou que o campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos, já está próximo da capacidade máxima, com a produção total 18% superior à de igual perãodo anterior, para uma média de quase 26 mil barris de petróleo por dia.
O refino de óleo bruto atingiu 21,5 milhões de barris no segundo trimestre, acima dos 20,9 milhões de barris um ano antes, o que representa alta de 2,7%. Em relação ao trimestre anterior, o aumento foi de 6%.
As exportações atingiram oito mil toneladas. A alta foi de 6,4% se comparada ao total registrado no segundo trimestre do ano passado. Mas houve recuo de 5,3% em relação ao perãodo de janeiro a março deste ano.
Os volumes vendidos de gás natural aumentaram 26,4% ano a ano, para 1,5 milhão de metros cúbicos. Na comparação com o perãodo imediatamente anterior, porém, houve queda de 13%.