O Porto de Paranaguá será ampliado e modernizado para poder atrair cargas e dar conta do volume cada vez mais crescente de granéis que têm como destino um dos maiores portos do País. O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Airton Vidal Maron, revelou detalhes da expansão ao Portogente e estimou em R$ 1 bilhão o dinheiro necessário para tirar o projeto do papel. Confira os principais detalhes logo abaixo.
* Novo superintendente da Appa destaca dragagem como prioridade para Paranaguá
* Operação Dallas prejudicou imagem dos portos paranaenses, admite superintendente da Appa
Portogente – A Appa trabalha com projetos de expansão do Porto de Paranaguá?
Airton Vidal Maron – Uma das primeiras ações do governador Beto Richa foi determinar a criação do projeto de ampliação e expansão do Porto de Paranaguá. Já estamos desenvolvendo os estudos para a ampliação do cais. Com as obras, teremos 12 novos berços, o que representa um crescimento de 60% no tamanho do nosso cais acostável.
Foto: Fábio Scremim/APPA
Portogente – Em quanto está estimado o custo disso tudo?
Ao todo, o projeto de ampliação dos portos de Paranaguá e Antonina está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Boa parte das obras será paga com recursos próprios da Appa, a partir da receita gerada pelas tarifas portuárias arrecadadas pelos portos. Outra parte será custeada com recursos federais que ainda dependem de negociação.
Portogente – O que será feito com o corredor de exportação?
Será reestruturado, com a construção de um sistema de píeres para a atracação de quatro navios, todos maiores dos que os que atualmente embarcam no Porto de Paranaguá, formando uma espécie de T perpendicular ao atual cais. A capacidade de embarque passará para 16 mil toneladas/hora e o porto terá três berços para movimentação de outras cargas, pois os seis shiploaders existentes serão removidos. Na parte oeste do cais será construído mais um sistema de píeres para granéis, em forma de F perpendicular ao cais e com capacidade para quatro navios.