A Construcap, construtora paulista, confirmou, ontem (4), que tem interesse em investir pesado em Santa Catarina, a empresa aguarda apenas a definição do governo do Estado com relação a possíveis benefícios fiscais e a confirmação da Brasportos, empresa proprietária do terreno em Imbituba, sobre a negociação da área.
Segundo a Construcap, serão gerados 7,6 mil empregos diretos e outros 2,4 mil indiretos na região.
O consórcio do qual a Construcap faz parte pretende implantar um estaleiro para construção de plataformas marítimas numa área anexa ao porto público de Imbituba, conforme antecipou o Diário Catarinense na semana passada. Ontem, o responsável pelos projetos do Setor Offshore da Construcap, Reginaldo Silva, confirmou o interesse no investimento.
– Temos o interesse sim de investir, mas dependemos do governo do Estado, que precisa se manifestar sobre incentivos fiscais. E principalmente do proprietário do terreno, pois ninguém tem como participar da concorrência da Petrobras sem ter direito de uso do terreno – disse.
Silva não falou em valores, mas reconheceu que o empreendimento como um todo é da ordem de US$ 1,2 bilhão, valor apurado pela reportagem do DC. O empresário preferiu ressaltar a geração de empregos, maior do que as 5 mil vagas divulgadas pelos dirigentes do município de Imbituba.
– A geração de empregos é maior. Serão 7,6 mil empregos diretos nas duas primeiras fases do projeto e mais 2,4 mil empregos indiretos – destacou.
Segundo Silva, a Petrobras vai realizar a concorrência entre novembro e dezembro, perãodo em que o consórcio precisa ter definido a área de instalação do projeto. O grupo participou de uma audiência com o governo do Estado, com quem protocolou uma carta consulta sobre o interesse de investir em SC.
– O governo do Estado nos indicou a área em Imbituba. Depois de uma avaliação técnica, constatamos que realmente o terreno serve para nossos propósitos. Também mantivemos conversas com a Brasportos (empresa proprietária do terreno), onde protocolamos uma carta consulta sobre a possibilidade de arrendar a área de Imbituba e que até hoje não foi respondida formalmente – afirmou.
Em resumo, para investir no Estado e gerar 10 mil empregos, o consórcio do qual a Construcap participa espera apenas pela decisão do governo do Estado e pela formalização do negócio com a Brasportos sobre o terreno em Imbituba.