O projeto de remodelação do Cais Mauá de Porto Alegre deve ser levado à votação na Câmara Municipal em setembro. Essa é a meta do prefeito da Capital, José Fogaça, e do líder do governo no Legislativo, Valter Nagelstein (PMDB).
“Todas as normas foram aprovadas. Agora ele passa pelo acabamento normativo”, relatou Fogaça. A redação final do projeto de lei será feita pela Secretaria de Gestão e Acompanhamento Estratégico até o fim de agosto.
De acordo com o vereador Valter Nagelstein, a intenção da prefeitura é de que o projeto seja apreciado ao mesmo tempo que o Plano Diretor da cidade, cuja previsão é de ir a plenário até outubro.
O projeto havia causado polêmica no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam). Os conselheiros solicitaram informações mais detalhadas sobre o impacto ambiental das obras, suspendendo a votação. Os arquitetos da prefeitura ponderaram que o termo estava em desenvolvimento e, portanto, sujeito a modificações. Em julho, após análise do Comam, o projeto foi aprovado.
O projeto de remodelação do Cais do Porto é conduzido por uma comissão técnica dos governos estadual e municipal. O documento que define as diretrizes de desenvolvimento para o local prevê a construção de um terminal hidroviário e uma passarela, que deve unificar a área, além de prédios comerciais e instalação de serviços no local. (Fonte: Jornal do Comércio)