A Prefeitura do Rio de Janeiro apresenta hoje o projeto de revitalização da zona portuária da cidade. Serão investidos R$ 359 milhões em obras como a reurbanização completa da Praça Mauá, das vias do entorno do porto, do Pier Mauá e do Morro da Conceição, zona histórica do Rio. Também serão recuperadas cerca de 500 casas na região.
Estão previstas ainda, nesta primeira fase do projeto, a implantação da Pinacoteca do Rio de Janeiro, no edifício Dom João VI, na Praça Mauá, e do Museu do Amanhí, nos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto.As obras da primeira fase deverão durar dois anos.
A apresentação do projeto terá a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos ministros das Cidades, Marcio Fortes, do Turismo, Luiz Barretto, e dos Portos, Pedro Brito, além do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes.
O presidente da Píer Mauá, Luiz Antonio Cerqueira, afirmou que ainda este ano serão batidos novos recordes no turismo marítimo da cidade; pela primeira vez na história, a temporada terá seis meses de duração.
vontade. Louvamos a iniciativa do governo porque percebemos que finalmente há vontade política para dotar a região portuária da cidade de infra-estrutura capaz de transformar toda a área do cais. Um movimento que iniciamos sozinhos, em 1998, quando assumimos a administração da Estação de Passageiros do Porto do Rio, afirmou Cerqueira.
As obras dos armazéns 3 e 4 terão início ainda este ano. Depois, serão iniciadas as obras nos anexos da empresa, do outro lado da Avenida Rodrigues Alves, que funcionarão como apoio às atividades da empresa, além de prédios para escritórios, hotéis, onde serão investidos mais R$ 180 milhões. Essas transformações incluem o antigo prédio do Touring, onde hoje estão instalados os escritórios da administração da empresa, que será transformado em um pólo de lojas, bares e restaurantes.
Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Com Agência Brasil