unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 09/01/24

Projeto do primeiro graneleiro Ultramax movido a metanol chinês recebe aprovação ABS

Representantes da ABS, Lemissoler e SDARI em frente a modelo do projeto de graneleiro 65 mil DWT – Divulgação

A Lemissoler Navigation Ltd. e o Shanghai Merchant Ship Design and Research Institute (SDARI) receberam a aprovação em princípio da ABS por seu projeto de um navio graneleiro ultramax de 65 mil DWT movido a metanol. Será o primeiro navio construído para metanol com essa capacidade na indústria de construção naval da China.

“A ABS entende e está profundamente envolvida no apoio aos clientes com soluções de descarbonização. Chegar a zero emissões líquidas até 2050 é uma meta ambiciosa para a indústria, exigindo mais opções de energia renovável, combustíveis com zero carbono, combustíveis neutros em carbono e tecnologias de captura de carbono. O novo design de Lemissoler e SDARI usando metanol é uma peça importante do quebra-cabeça para criar uma indústria naval mais sustentável”, disse Christopher Wiernicki, presidente e CEO da ABS.

O projeto explora a viabilidade do uso de metanol como combustível para acelerar a redução das emissões de carbono para atingir a meta de zero líquido da IMO até 2050. Com a implementação dos regulamentos EU ETS e FuelEU, o navio, ao queimar metanol verde, terá um maior potencial para reduzir os custos relacionados com as emissões de carbono. A embarcação foi totalmente otimizada e seu Índice de Projeto de Eficiência Energética (EEDI) preliminar foi revisado e indicou que a embarcação excede os padrões da Fase 3 da EEDI. A ABS concluiu revisões de projeto com base nos requisitos legais e de classe.

“Nós da Lemissoler somos mais uma vez pioneiros em novos designs tecnológicos e inovadores para nossa frota de granéis sólidos. A colaboração com SDARI e ABS é a prova de quanto pode ser alcançado colectivamente. Este novo design evolutivo é mais um passo em direção à meta da Lemissoler de se tornar zero líquido até 2045”, disse Philippos Philis, presidente e CEO da Lemissoler Navigation Ltd.

“Como projetista deste navio inovador movido a metanol, a SDARI está sempre comprometida com soluções práticas e personalizadas para as demandas dos clientes, oferecendo um design otimizado para satisfazer futuras regras e regulamentos marítimos”, disse o vice-presidente da SDARI, Zhou Zhiyong.

Fonte: Revista Portos e Navios