
Conselho diretor do fundo setorial priorizou recursos para financiar implantação de terminal de granéis, modernização de Tecon e construção de instalação flutuante para transbordo
Os projetos de obras de infraestrutura portuária priorizados pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) totalizam R$ 4,1 bilhões na 58ª reunião ordinária, realizada no começo de maio. O maior valor foi aprovado para o projeto da Cedro Participações, que pretende implantar um terminal portuário destinado ao recebimento, armazenamento e expedição de granéis sólidos minerais, localizado no Porto de Itaguaí (RJ), com valor total de R$ 3,6 bilhões. Esse projeto foi arrendado pela empresa em fevereiro, no leilão de portos realizado pelo governo.
A Cedro desenvolve o projeto ‘ITG 02’, que compreende um terminal portuário greenfield voltado à movimentação de minério de ferro. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o terminal contará com infraestrutura completa de cais, pátios, armazéns e sistemas modernos de carga e descarga. A área destinada ao terminal, de 348.937 metros quadrados (m²), permitirá a movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, com capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas de minério por ano.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do ITG 02 projeta a criação de 2.800 empregos indiretos durante a construção e aproximadamente 2.000 empregos diretos e indiretos na operação do terminal. O contrato de arrendamento, com duração de 35 anos, poderá gerar até R$ 1,2 bilhão em arrecadação de ISS para o município de Itaguaí.
Na mesma reunião, o CDFMM também aprovou uma prioridade, no valor de R$ 496,7 milhões, para o Tecon Rio Grande (RS). O escopo dessa instalação, operada pela Wilson Sons, prevê a modernização do terminal portuário, projeto de automação do cais, adequações em equipamentos, dragagem e aquisição de equipamentos de movimentação de contêineres. O investimento, previsto deve ser executado em até quatro anos, deve gerar 127 empregos diretos. “A revitalização do Tecon Rio Grande vai resultar em toda uma reformulação que significa mais eficiência, uma operação portuária muito melhor, também contribuindo com a economia da região”, comentou o secretário nacional de hidrovias e navegação, Dino Antunes.
Já a Plataforma Logística do Amapá obteve prioridade de R$ 45 milhões para a construção de uma instalação de transbordo flutuante (ITF Santana), no Estaleiro Velar, em Belém, no Pará. As prioridades aprovadas pelo conselho diretor do fundo setorial têm validade de 450 dias e entraram em vigor na última semana, após publicação das resoluções do conselho diretor no Diário Oficial da União.
Ao todo, o CDFMM aprovou aproximadamente R$ 22 bilhões em prioridades de financiamento para o setor naval e portuário na última reunião, divididos em 26 projetos ligados à construção de embarcações, reparos, docagens, modernização de unidades existentes, ampliação de estaleiros e novas infraestruturas portuárias. De acordo com o ministério, esse foi o maior volume de recursos aprovados pelo FMM em uma única reunião do conselho.
Fonte: Revista Portos e Navios